top of page

Ações para fortalecimento do setor industrial goiano são destacadas na reunião mensal das associadas


09/08/2022


A reunião mensal da Adial foi realizada na noite desta segunda-feira (08), na sede da entidade de forma híbrida. Os participantes tiraram dúvidas sobre a atualização da lei do e-commerce, que segue as leis do Estado do Mato Grosso. A legislação em trâmite na Alego contempla também alterações importantes para incentivo no setor de produtos agrícolas e energias alternativas, com destaque para os fabricantes de equipamentos de energia fotovoltaica.

Além disso, a Adial destacou que conseguiu junto ao Governo o alongamento do Produzir até 2032, situação de aproximadamente 200 empresas goianas que precisam se regularizar para fazer a migração para o PROGOIÁS e manter os benefícios fiscais.

Mais discussões Outro ponto destacado foi o AgreGo, relatório de estudo de diversos setores da economia, como bovinos, suínos, aves, lácteos, pescados, farmacêutica, sucroenergético, soja, milho, atomatados e milho. “Teremos que criar câmaras setoriais para discutir cada área e precisamos da participação de todos”, pontua o Presidente Executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho.

“O Estado tem nas mãos agora um projeto bem elaborado, que foi desenvolvido com detalhes, trazendo estudos que apontam melhorias na competitividade para para indústria, para o Estado e para a sociedade, resultando em distribuição de renda através da geração de empregos”, complementa Zé Garrote, Presidente do Conselho da Adial.

O Master Plan 2032 também foi mencionado. E as ações da Adial Talentos, braço da entidade que auxilia no recrutamento e no treinamento dos colaboradores dos associados, foram reforçadas. O coordenador da Adial Talentos, Alfredo Santana Rocha, explica que está desenvolvendo parcerias, em destaque com Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a Central Única das Favelas (CUFA), o Sistema S , com o Estado (através da secretária da Retomada e COTEC’s) e com universidades.

“Precisamos que as empresas associadas nos comunique as vagas em aberto. Estamos prontos para contribuir os RH’s das associadas. A qualificação e treinamentos são desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada empresa”, explica.

“Goiás tem três obstáculos para o desenvolvimento. O primeiro é o da competitividade, que será cuidado por meio do AgreGO. O segundo é a capacitação de mão de obra, que hoje é apoiado pela Adial Talentos e a terceira é a questão energética, que está em discussão nas mesas redondas com a Enel”, afirma Tchequinho.

Ações junto ao TRT O Diretor Executivo da Adial Log, Eduardo Alves, relembrou da parceria com Tribunal Regional do Trabalho da 18a Região (TRT18) desde 2014 com uma agenda positiva. “Juízes e desembargadores foram a campo, aproximando-os da empresas e da entidade”, explica. A próxima edição do Café Seguro será em Anápolis, na Caoa. O seguinte será em uma empresa de logística.

Firmando essa parceria, a Adial é uma das apoiadoras da primeira edição do Pedal Seguro, promovido pelo TRT-GO. O evento acontecerá no dia 20 de agosto.

A Ascensus Group – Soluções Logísticas, de Joinville (SC), aproveitou a reunião e se apresentou para os associados.

Comentarios


bottom of page