top of page

Adial discute plano de geração de energia renovável em Goiás

13.10.2023



A Adial se reuniu com a Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG) e o Secretário Adriano Rocha Lima para discutir um estudo de geração de energia renovável, desenvolvido pela McKinsey & Company. O foco também é desenvolver a segurança energética no Estado. A ação estrutural é uma parceria entre Governo, Sebrae e privado e está em fase de avaliações finais.


É importante salientar que o Brasil é referência mundial em geração de combustíveis não fósseis. Na produção de óleos vegetais, o Brasil está no ranking dos 10 maiores produtores mundiais, com crescimento constante. Dessa forma, fica claro o avanço do país na transição para biocombustíveis.

Tanto o etanol quanto o biodiesel apresentam alternativas mais sustentáveis em comparação aos combustíveis fósseis. Além disso, o país tem uma alta capacidade produtiva de energia proveniente do sol e do ar. Hoje, 3% da matriz elétrica é proveniente do sol, essa tecnologia possui mais de 2,5 GW de capacidade instaladas em geração distribuída. Já a energia eólica representa, 13%. Esses dados são da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).


E em Goiás, 59% da energia total consumida são oriundas de fontes renováveis e 75% da energia é proveniente de hidrelétricas. Goiás é o sétimo maior com potencial solar no Brasil.


Commenti


bottom of page