top of page

Adial marca presença no lançamento da plataforma Ga$to Brasil, voltada à transparência dos gastos públicos

  • Foto do escritor: Cejane Pupulin
    Cejane Pupulin
  • 23 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de abr.

23.04.2025


O presidente-executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial), Edwal Portilho, participou nesta quarta-feira (23), em São Paulo, do evento de lançamento da plataforma Ga$to Brasil, uma nova ferramenta digital que permite à sociedade acompanhar, de forma clara e acessível, como os recursos públicos estão sendo utilizados nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.


Desenvolvida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e apoio da Facesp, a plataforma surge como uma evolução do tradicional Impostômetro — que há 20 anos informa o valor arrecadado em impostos no país — e agora ganha uma versão que mostra o outro lado da moeda: o volume e a velocidade dos gastos públicos primários.


A proposta do Ga$to Brasil é ampliar a transparência das contas públicas, promover o controle social e fomentar o debate sobre a qualidade do gasto público no Brasil. O sistema reúne dados consolidados e permite identificar eventuais defasagens de informação por parte dos entes subnacionais. O objetivo é ampliar o entendimento da população sobre como os recursos arrecadados são investidos, com gráficos e comparativos visuais por esfera de poder e por ente federativo.


Durante o lançamento, foi destacada a participação do economista goiano e Diretor Executivo do Instituto Mauro Borges de Economia e Estatística (IMB), Erik Figueiredo, que integra o Instituto de Liberdade Econômica e colabora diretamente com os estudos e projeções da plataforma. A presença de lideranças empresariais como Edwal Portilho reforça o apoio do setor produtivo à causa da transparência e da eficiência na gestão pública.


A equipe responsável pela ferramenta já adiantou que novas funcionalidades serão incorporadas em breve, como o detalhamento dos gastos do Judiciário por município e dados previdenciários locais. A ideia é transformar o Ga$to Brasil em uma das mais completas bases de dados públicas sobre finanças governamentais do país.



Kommentare


bottom of page