top of page

Adial na discussão da parceria comercial entre Brasil e Chipre

  • Foto do escritor: Cejane Pupulin
    Cejane Pupulin
  • 18 de fev.
  • 1 min de leitura

18.02.2025


O Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Adial, Eduardo Alves, participou nesta terça-feira (18), na Fecomércio, da recepção oficial ao Embaixador do Chipre no Brasil, Sr. Vasilios Philippou.


Durante o encontro, discutiu-se a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre Brasil e Chipre para ampliar as oportunidades comerciais. O país demonstrou interesse na importação de café e outros produtos brasileiros, além de destacar seu potencial como hub logístico para empresas do Brasil.


Parceiro estratégico do Brasil, especialmente nos setores de energias renováveis, serviços, turismo e tecnologia, Chipre oferece atrativos como incentivos fiscais, tecnologia avançada, qualidade de vida e segurança. “O turismo é um setor prioritário, assim como a logística marítima e a produção cinematográfica, que conta com benefícios fiscais”, destacou Eduardo Alves.


O encontro reforçou o interesse mútuo na ampliação das relações comerciais, com a sugestão de uma visita à Embaixada e ao estado de Goiás para explorar novas oportunidades de negócios entre as duas regiões.


As relações diplomáticas entre Brasil e Chipre foram estabelecidas em 1966 e se intensificaram quando o Chipre instalou sua embaixada em Brasília, em 2009. No ano seguinte, o Brasil estabeleceu embaixada em Nicósia, capital do Chipre. O comércio entre os dois países é composto quase que integralmente por exportações do Brasil para o Chipre. Somente em janeiro de 2025, as exportações do Brasil para o Chipre ficaram em US$ 7,6 milhões, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. 


Fotos: Murillo Cortez

Comments


bottom of page