03/11/2022
A Adial Talento participou entre os dias 26 e 28 de outubro do 9º Congresso Internacional de Saúde Mental no Trabalho que é realizado bienalmente pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e pelo Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSST-GO), no Auditório dos Goyazes do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT 18), em Goiânia (GO).
Foram abordados a saúde mental e o trabalho. Os palestrantes enfatizaram a preocupação do impacto das tecnologias aplicadas ao trabalho e as consequências para o trabalhador. Um exemplo foi o processo de “uberização” do trabalho, no qual o profissional se relaciona com um algoritmo e não mais com outra pessoa.
Dentre as intervenções foram destacadas a Síndrome de Burnout e a necessidade de ações de prevenção em saúde mental que sejam constantes. “O modelo de trabalho atual baseado no uso de tecnologia tem um alto potencial de causar adoecimento mental que pode levar a judicialização e aumentar a probabilidade dos passivos trabalhistas para as empresas”, explica o coordenador da Adial Talentos, Alfredo Santana.
Outro ponto foi a proteção jurídica da saúde mental no trabalho. Nesta mesa foi enfatizado a necessidade de diagnóstico de risco psicossocial como um instrumento de intervenção para proteção do trabalhador. Também, que se deve ampliar a atuação do poder judiciário trabalhista na proteção da saúde mental.
Comments