02.07.20247
O presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho, participou na manhã desta terça-feira, 02 de julho, de uma reunião no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. O tema central do encontro foi a Regulamentação Europeia de Antidesflorestamento (EUDR), que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2025.
Foram discutidas estratégias e formas de engajamento frente à implementação da EUDR, visando minimizar seus impactos sobre o comércio internacional do Brasil. A expectativa é de que a nova legislação europeia tenha um impacto significativo nas exportações de produtos do agronegócio brasileiro, um setor vital para a economia do país.
Além disso, o Itamaraty, a convite da Secretaria de Agricultura do Estado de Goiás, apresentou , junto com outros ministérios, uma nova plataforma de rastreabilidade. Esta plataforma, desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e outros ministérios como o dos Povos Indígenas, será utilizada para atender às exigências de rastreabilidade da França a partir de 1º de janeiro.
A plataforma, chamada "Agromais Sustentável", permitirá que os produtores realizem seus próprios preenchimentos diretamente na plataforma do gov.br, que é altamente eficiente. O Brasil é considerado um dos países mais digitalizados do mundo, ficando atrás apenas da Letônia.
“Essa iniciativa representa um esforço conjunto de todos os ministérios envolvidos, que estão tecnicamente colaborando para estabelecer a plataforma como um porto seguro para atender às exigências internacionais, especialmente as do Parlamento da União Europeia”, pontua Tchequinho.
O evento liderado pelo Diretor do Departamento de Política Comercial do Ministério das Relações Exteriores, Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, reuniu representantes de diversas associações da iniciativa privada, além de membros do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Comments