top of page

Adial participa do lançamento da Missão Comercial Goiás-Índia

20.12.2024



O Governo de Goiás lançou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (20), a Missão Comercial Goiás-Índia, um marco importante para o fortalecimento das relações internacionais do Estado. O presidente do Conselho da Adial, Zé Garrote, e o presidente-executivo, Edwal Portilho, o Tchequinho, participaram. A missão, que ocorrerá de 8 a 21 de fevereiro de 2025, visitará as cidades de Nova Délhi e Mumbai, com foco em tecnologia, inovação e outros setores estratégicos.


O presidente da Adial , Zé Garrote, ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos olhando para a Índia como um parceiro estratégico. Essa missão será fundamental para entendermos como podemos desenvolver soluções conjuntas em tecnologia e sustentabilidade, além de ampliar nossas oportunidades no setor de alimentos”, afirmou.


Edwal Portilho, o Tchequinho, presidente-executivo da Adial, destacou o papel da entidade na ampliação do potencial industrial de Goiás. “Essa missão é mais do que uma oportunidade, é um compromisso com o futuro. A Índia é referência em inovação, e Goiás tem muito a aprender e também a oferecer. Vamos aproveitar esse momento para criar conexões que farão a diferença para o nosso estado”, afirmou.


O governador Ronaldo Caiado, falou sobre a relevância da missão para o estado. “Estou muito animado com esse desafio. Apesar de todos os desafios que a Índia enfrenta, ela está pautando o mundo. Esse evento será o mais importante que poderei realizar no meu governo. É uma oportunidade única para Goiás se posicionar no cenário internacional”, declarou.


Adriano da Rocha Lima, Secretário de Desenvolvimento e Inovação de Goiás, reforçou o objetivo central da missão, lembrando o sucesso de uma iniciativa semelhante realizada na China. “Assim como estivemos há pouco mais de um ano em missão na China, agora estamos indo para o país mais populoso do mundo, que é a Índia. Eles souberam desenvolver muito, especialmente na área de tecnologia, e isso será nosso foco. O setor de alimentos também será uma prioridade, com o objetivo de entender o uso de tecnologias avançadas para produção e logística”, explicou.


O evento contou também com a presença do CEO da Câmara Indo-Brasileira, Paulo Azevedo, que apresentou as perspectivas da relação bilateral. Ele anunciou a abertura do quarto escritório da entidade na Índia, destacando o papel de Goiás nesse processo. “Vamos apresentar Goiás como um exemplo de segurança pública e inovação no Brasil, fortalecendo nossa posição como parceiro da Índia”, declarou.


O Embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, agradeceu o apoio e a mensagem de Zé Garrote sobre o potencial da Índia, destacando a importância da parceria entre os dois países. “As cidades indianas começaram como pequenos vilarejos e cresceram até se tornarem grandes metrópoles, impulsionadas pelo desenvolvimento tecnológico. Esse histórico mostra o quanto podemos contribuir mutuamente em diversas áreas”, afirmou. Ele também apresentou dados que reforçam as oportunidades de investimento em setores estratégicos como tecnologia da informação, farmacêutico, agricultura, energia e logística.

Comentários


bottom of page