top of page

Adial realiza reunião mensal com associados

17.06.2024




A reunião mensal da Adial reuniu associados e parceiros na última segunda-feira, 17 de junho, para discutir e apresentar as ações em andamento, inclusive com a apresentação da Adial Talentos, que desenvolve a captação capacitação de mão de obra.


A equipe do Puga & Lima Associados explicou o trânsito em julgado da decisão favorável aos associados da Adial, que determina a vedação da incidência do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre o valor agregado à repetição de indébito tributário, em razão da aplicação da Taxa SELIC. A ação foi iniciada em 2021 e o resultado é válido apenas para os associados da Adial que estavam na lista na época.




Além disso, o presidente do Conselho, Zé Garrote, apresentou os processos desenvolvidos para atualizar e profissionalizar a Adial, incluindo a modernização dos processos internos da entidade. "Estamos nos organizando com um olhar para o futuro", destacou.


A partir de julho e ao longo de quatro meses, a Mapah realizou uma auditoria interna e implementou um plano de governança e diretrizes. "Nosso foco é automatizar com transparência", pontuou o presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho.


Reforma Tributária

Na semana passada, o Fórum Empresarial realizou o Seminário "A posição do Setor Produtivo e do Governo de Goiás sobre a Reforma Tributária - PLP 68/2024", durante o qual foi entregue um memorando ao Governo estadual com sugestões do setor produtivo goiano. "Achamos crucial alinhar nossas posições com o Governo. É essencial que o Fórum esteja em sintonia com o Governo Estadual, adotando uma posição conjunta para construir uma imagem unificada e influenciar positivamente a economia", explicou o assessor jurídico da Adial, Flávio Rodovalho.


Outro ponto discutido foi a MP -1227, que impõe novas obrigações acessórias e restrições que impactam negativamente o ambiente empresarial e a competitividade das indústrias brasileiras. Foram abordadas as estratégias desenvolvidas para pressionar o Senado pela devolução da matéria e as negociações em Brasília relacionadas à desoneração da folha de pagamentos.


Flávio Rodovalho também forneceu uma atualização sobre o Projeto de Lei das Convalidações e o Convênio 29/24. "É interessante a aprovação enquanto o programa de Regulamentação Negocie Já ainda está em andamento, com término previsto para julho", pontua.


Convites


A equipe do Porto Açu, localizado no Rio de Janeiro, convidou os associados para a inauguração dos novos armazéns de carga a granel, agendada para o dia 4 de julho. Bárbara Bortolin, gerente de Relações Internacionais, explicou que o evento visa apresentar o local, que possui grande potencial como uma saída estratégica para empresários goianos.


Além disso, os associados foram convidados a participar do Future Log - Adial Log 10 anos, marcado para a próxima sexta-feira, 21, que abordará a logística competitiva.


Durante o evento, foi feita a apresentação do novo associado, Goiarte, aos demais membros. A empresa é especializada em soluções inovadoras em em pré-moldados.

Comments


bottom of page