top of page

Adial realiza reunião mensal de fevereiro com associadas

20.02.2024




Os membros da Adial se reuniram nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, em um encontro estratégico para debater as iniciativas em curso e aquelas previstas para os próximos dias. A reunião mensal foi realizada em formato híbrido.


O coordenador da Adial Talentos, Alfredo Santana, alertou sobre o prazo final da implantação do FGTS digital para 1° de março deste ano e pontuou que os Recursos Humanos de todas as empresas devem se adequar.


A CUFA também participou da reunião deste mês. O presidente da entidade, Breno Cardoso, explicou o projeto piloto de um programa de Geração de Empregos a partir de territórios de periferias desenvolvido em Itaberaí, na SSA. Das 80 pessoas, 50 foram contratadas. "Queremos formatar que os líderes comunitários que realizem essas captações nestas regiões recebam pelo trabalho desenvolvido, pois eles demandam tempo para fazer o levantamento dos indicados."


"A cada dia teremos mais escassez de mão de obra e temos que nos apoiar nesses projetos. Na Adial temos a Adial Talentos", relembra o presidente do Conselho, Zé Garrote.


A CUFA ainda apresentou uma grande feira e exposição de empreendedores das periferias, a ExpoFavela Innovation. Em 2023, Goiânia foi a primeira cidade a receber o evento fora de São Paulo. Em 2024, a edição será realizada no último fim de semana de julho.


Na reunião, também foi discutido o andamento das ações judiciais contra a Lei 14.789/23. O presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, conhecido como Tchequinho, explicou: "Estamos finalizando a redação de um documento para apresentar ao Governo estadual, visando mitigar os impactos da tributação em nossa indústria".


Logística reversa

O decreto 10.255, que regulamenta a política de logística reversa em Goiás, estabelece o prazo final para comprovação até o dia 31 de março. O programa Recicla Goiás impõe às indústrias a responsabilidade de arcar com os custos do reaproveitamento de, no mínimo, 22% das embalagens recicláveis que colocam no mercado, incluindo materiais como vidro, plástico, metal e papelão. Isabella Tacques, representante da EuReciclo, empresa parceira da Adial, explicou que a legislação abrange fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes com ou sem sede em Goiás.


Para aprofundar o debate sobre o tema, a Adial promove no dia 23 de fevereiro, sexta-feira, o Meeting Logística Reversa com a EuReciclo.


Outro assunto abordado foi a atualização da situação das associadas na reunião do Fomentar e Produzir, que retirou de pauta os processos de regularização do Protege e aprovações.


Tchequinho comentou sobre a visita realizada ao Porto do Açu (RJ) no início do mês de fevereiro. "O volume já atinge 80 milhões de toneladas, metade do porto de Santos", afirma. Ele ainda mencionou que pretende trazer a equipe do Porto do Açu para um encontro com os associados.


Comunicação

As associadas agora têm comunidade exclusiva no WhatsApp. Além disso, a Adial está presente nas redes sociais- Instagram - e no portal da entidade.

Comments


bottom of page