29.08.2024
"Queremos unir associações, sindicatos e governo para fazer de Goiás uma referência mundial de produção sustentável, com alimentos seguros, em escala, com agricultura regenerativa e competitividade", afirmou o presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho, na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, durante a abertura do Workshop "Agroindústria: Pecuária sustentável: alimentando o mundo" na Ficomex.
O evento ocorre no Centro de Convenções de Goiânia e reúne empresas, setor produtivo, câmaras de comércio exterior e representantes governamentais e do terceiro setor.
Durante a atividade, Tchequinho respondeu a perguntas do público sobre temas como as outorgas de irrigação. Ele também abordou os desafios tributários que afetam a competitividade fiscal de Goiás em relação a outros estados.
Um dos momentos importantes foi a participação de representantes de outros países, como Angola, que questionaram sobre como atrair jovens para a agricultura e integrar tecnologia ao setor, que é de médio e longo prazo.
Em resposta, Tchequinho mencionou iniciativas de empresas brasileiras, como a BRF, que valorizam a participação dos jovens em atividades rurais. "Nós na Adial também estamos iniciando um trabalho para tentar transferir e impactar informações através das redes sociais, traduzindo a agropecuária na vida cotidiana", completou.
O workshop também apresentou casos de sucesso e boas práticas, como o exemplo de Azael Rossler, gestor da Fazenda Kiwi, em Silvânia, Goiás. A propriedade, controlada pelo Grupo Kiwi, de investidores da Nova Zelândia, adota o modelo neozelandês de produção de leite. O sistema foi destacado como um princípio central da fazenda, e evidenciou o potencial de adaptação de práticas internacionais ao contexto goiano.
Em seguida, o gerente de pecuária do Grupo Otávio Lage, Leonardo Rios, apresentou os trabalhos realizados nas propriedades rurais do grupo, com destaque para o uso de tecnologias avançadas na reprodução bovina. Ele compartilhou dados sobre a utilização de fertilização in vitro (FIV) e genotipagem, ferramentas fundamentais para aprimorar a qualidade genética do rebanho. "As técnicas permitem produzir animais com maior produtividade, contribuindo para a eficiência e competitividade das operações do grupo no setor agropecuário", disse.
O segundo tema, "Goiás na Vanguarda da Agricultura Regenerativa", foi apresentado por Pedro de Paula Rezende, que contextualizou o setor e destacou a importância da adoção de práticas sustentáveis na agricultura goiana. Simone Silva Vieira também compartilhou casos de sucesso e boas práticas, seguida por Lia Helena Katzer, que deu continuidade ao tema.
O terceiro tema, "Segurança na Área Rural", foi abordado por Fábio Francisco da Costa e Arthur Robert George Curado Fleury de Vidigal, que discutiram estratégias e soluções para garantir a segurança no ambiente rural.
Comments