01.10.2014
O presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho, e o diretor de Relações Institucionais e Governamentais, Eduardo Alves, visitaram na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (TIPLAM), localizado no Porto de Santos. O principal objetivo da visita foi conhecer de perto a operação do terminal, que desempenha um papel estratégico nas atividades de importação e exportação do país.
Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de observar a operação dos armazéns de grãos e açúcar, a moega e os píeres de atracação do TIPLAM. Essa estrutura é um ponto vital para o escoamento de grandes volumes de commodities, especialmente agrícolas, que movimentam significativamente a economia brasileira.
Outro destaque apresentado foi a Pera Ferroviária, uma infraestrutura projetada para o descarregamento contínuo de trens, sem a necessidade de desconectar os vagões, otimizando a eficiência logística.
Atualmente, o terminal opera com produtos como soja, milho, farelo, enxofre e, principalmente, açúcar. Um dado relevante é que 95% da amônia armazenada no Brasil passa pelo TIPLAM. A capacidade total do terminal é de movimentar até 17 milhões de toneladas de produtos por ano, sendo que, em 2023, foram transportadas 6,1 milhões de toneladas de açúcar, grande parte destinada à exportação.
Para Eduardo Alves, a visita ao TIPLAM foi impecável, proporcionando uma experiência única e extremamente enriquecedora. Segundo ele, o grupo saiu da visita com uma nova perspectiva sobre as operações da VLI e do terminal. “Com isso, a Adial se sente mais preparada para participar das audiências públicas que discutirão a antecipação da concessão da FCA para a VLI, cuja primeira etapa ocorrerá no dia 7 de outubro, em Brasília”, explica.
Além disso, a Adial estará presente na audiência marcada para o dia 21 de outubro, fruto de uma articulação em conjunto com o governo de Goiás, trazendo o debate para o estado. Goiás, até então, não fazia parte desse processo, mas o objetivo é destacar a importância da região, sua produção e o potencial de transporte ferroviário.
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