top of page

Agenda 2030: Desafios da logística brasileira para a competitividade internacional

08.08.2024




O Seminário “Agenda 2030”, realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, nesta quinta-feira, 8 de agosto, destacou os desafios e as oportunidades que o Brasil enfrenta na busca pela competitividade internacional, com foco na infraestrutura logística.  E a Adial marcou presença no evento, por meio do Diretor de Relações Governamentais da Adial e Adial Log, Eduardo Alves.


Participar deste Seminário foi, para Eduardo, uma oportunidade valiosa de refletir sobre os desafios e as oportunidades que o Brasil enfrenta no campo da infraestrutura logística. Ele ainda destacou que o país se encontra em um cenário de altos custos energéticos e investimentos insuficientes, o que prejudica a competitividade no mercado internacional. Segundo Alves, é imperativo adotar ações estratégicas urgentes para reverter essa situação, como modernizar a malha ferroviária e rodoviária, descentralizar a armazenagem e promover a intermodalidade. “Somente com investimentos substanciais e uma regulação mais eficiente será possível transformar a infraestrutura em um motor de crescimento para o Brasil até 2030”, pontua.


Desde a era de Juscelino Kubitschek, os investimentos em infraestrutura no Brasil sofreram uma queda drástica, passando de 27% para apenas 7,6%. Esse nível de investimento é insuficiente até mesmo para compensar a depreciação dos ativos existentes, resultando em apenas 12% da malha rodoviária pavimentada concedida em condições adequadas.

Comentários


bottom of page