top of page

Andamento do texto da Reforma Tributária é tema de reunião mensal

13.11.2023


A aprovação do texto da Reforma Tributária no Senado foi destaque na reunião desta segunda-feira, 13. O senador Vanderlan Cardoso, que participou remotamente, afirmou que Goiás teve muito avanço no texto que chegou ao Senado. "A Câmara tem que aceitar as mudanças realizadas. Temos que ficar atentos a tudo." Ele atribuiu uma nota sete ao atual texto da reforma. "Há muitos setores para ajustar para alcançar uma nota dez", destacou.


O presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho, pontuou o trabalho do parlamentar quando a Reforma Tributária ainda estava no Senado. O empresário César Helou, do Laticínios Bela Vista, parabenizou o empenho de Vanderlan Cardoso. "Temos que aprovar uma reforma pelo menos com nota nove", pontou.


O presidente do Conselho da Adial, Zé Garrote, afirmou que a participação dos associados, cada um com a expertise na sua área de atuação, ajudará na construção da Reforma mais justa.


Posicionamentos

O Senador ainda explicou sobre a Emenda Nº 815 à PEC nº 45/2019 de Migração dos programas de incentivos fiscais, na qual há preocupação do Distrito Federal tirar parte dos recursos do FCO de Goiás. "O governador nos alertou. Teremos uma reunião na terça-feira, mas não é simples passar os recursos de um Estado para outro."


Também foi realizada a análise do Projeto de Lei nº 5.129/2023 e o novo marco legal da tributação das subvenções para investimento, que começou a tramitar no Congresso Nacional. Outro ponto abordado foi o Convênio do CONFAZ 174 de 31/10/2023, que dispõe sobre a transferência de créditos na remessa interestadual de bens e mercadorias entre estabelecimentos de mesma titularidade. E a regularização do Protege decorrente do alongamento de prazo de fruição dos incentivos – Instrução Normativa Intersecretarial Nº 02/2023.


A infraestrutura do Estado, como as pavimentações, melhorias e cuidados com as estradas vicinais, além das obras do Fundeinfra, foi uma pauta abordada. Foram apontadas as obras que estão em andamento e as previstas para 2024. Eduardo Alves, diretor-executivo da Adial Log, afirmou que a participação das associadas é importante para indicar a necessidade das patrolas nas estradas vicinais em todo o Estado.


A Adial Talentos, o braço de recrutamento, seleção e qualificação profissional, apresentou os trabalhos desenvolvidos. O Projeto da Adial hoje tem parceria com os Cotecs, Sest/Senat; com as prefeituras, em especial as secretarias de assistências sociais; ampliação do banco de currículos, entre outros.


Apresentações

A CSM Engenharia - Construção Civil Industrial é a nova associada da Adial. O proprietário da empresa, Cleidistonio Junior, apresentou a empresa, seu histórico e obras. "Estamos felizes, pois estamos atraindo a nova geração de industriais para a Adial", pontuou Tchequinho.


A Megatelecon - Internet, telefonia e soluções em TI se apresentou para as associadas. O representante da empresa, Luiz Filipe Teixeira, pontuou que a Megatelecon oferece um datacenter em Goiânia com infraestrutura e qualidade.


Eventos

No dia 1º de dezembro, a Adial Log, em parceria com a Brado, vai realizar o meeting logístico das 9 às 12 horas. O evento presencial será na sede da Adial.


Já no dia 7 de dezembro, às 10 horas, será realizado virtualmente o primeiro Adial Diálogos sobre ESG. O evento é em parceria com a Magno Consultores.

Comments


bottom of page