top of page

Decar e Adial em parceria para combater o roubo de cargas em Goiás

15.08.2023



A Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) e a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) firmaram uma parceria. A titular da Decar, Alessandra Alvarenga junto com sua equipe vai visitar as associadas da Adial e AdiaLog para repassar dicas de como evitar roubos de carga.



O diretor - executivo da Adial Log, Eduardo Alves, afirmou que com essa importante parceria os motoristas e os empresários serão orientados para ajudar a reduzir os furtos e roubos de cargas. “Vamos ministrar palestras para toda a equipe e entregar uma cartilha desenvolvida pela Decar com dicas simples que ajudarão as empresas de transportes e logística, como também os embarcadores, a não serem vítimas”, pontua.


A redução

Até o mês de junho deste ano, a Delegacia especializada já efetuou quase 20 prisões e cumpriu 10 mandados de busca e apreensão. “Estamos em um processo de diminuição de roubo no Estado de quase 70%, mas está havendo a migração para outras modalidades como estelionato e furto qualificado”, pontua.


Assim, os gestores da área de transporte precisam desenvolver estratégias para diminuir ao máximo os danos causados pelo roubo de carga. É importante treinar os motoristas, trabalhar com rotas variadas, reduzir o tempo da carga em repouso, preferir o transporte diurno e, se possível, investir em automação. “Evite contratar pelas plataformas digitais. Verifique sempre a documentação do caminhão, a placa e chassi. Quando saí da empresa, muda a placa e roda o país inteiro com a nota fiscal da sua empresa e com a carga desviada”, conta.


“A Adial tem vários braços, uma delas é a Adial Log. E parceria pública - privada é uma combinação perfeita. E esse trabalho de integração é extremamente valioso. Uma palavra da equipe da Polícia Civil pode salvar uma vida”, pontua o presidente do Conselho da Adial, Zé Garrote. A delegada complementou que o foco da ação é a prevenção. “Se nos unirmos nos fortalecemos e somos mais fortes e reprimimos o crime”.


Eduardo complementa que para a Adial e para a Adial Log a parceria público privada sempre foi de grande importância. “ Assim conseguimos ser mais assertivos no trabalho preventivo do que somente no corretivo”, reflete.

A Decar lançou uma cartilha educativa para orientar.


Confira:


COMBATE AO ROUBO DE CARGAS DEL ALESSANDRA DIAS
.pdf
Download PDF • 1.40MB

Comments


bottom of page