top of page

Empresários goianos participam de webinar sobre logística reversa


13/12/2022


A logística reversa foi tema de discussão em webinar com o advogado especializado em Direito do Ambiente e Direito dos Resíduos, Fabricio Soler, nesta terça-feira, 13. Ele revisou todos os pontos da minuta do decreto que define diretrizes para a implementação do Sistema de Logística Reversa de Embalagem no Estado de Goiás da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que está em Consulta Pública até sexta-feira, dia 17.

“Não devemos seguir exemplos de logística reversa de países como Bélgica, Inglaterra ou outro da Europa, pois são bem menores territorialmente que o Brasil e com uma população inferior a brasileira”, pontua o palestrante. Para ele, é importante ter viabilidade técnica e econômica e englobar toda a cadeia, desde fabricantes, importadores e comerciantes. “O Brasil já tem logística reversa desde 1990 com os óleos lubrificantes”, relembra a história da legislação nacional.

Para Fabrício, a minuta de decreto da Semad é uma fotografia das discussões de São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Paraná e Rio de Janeiro, que já estão em desenvolvimento e reflete a boa prática, pois buscou acomodar os melhores pontos. “Claro que se pode melhorar, por isso está em consulta pública até o dia 17. Outros estados também estão nessa mesma fase”, pontua.

O presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o objetivo da ação é estimular o mercado, já o debate visa contribuir para os empresários goianos desenvolverem com sensibilidade esta importante ação que precisa ser instaurada no Estado. A apresentação, dedicada a empresários, foi promovida pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo) e Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).


Comments


bottom of page