12.05.2023
Nesta última sexta-feira, 12, foi inaugurada em Aporé, no sul de Goiás, a usina sucroenergética Nardini Agroindustrial. Com investimentos de aproximadamente R$ 800 milhões, a unidade estima criar dois mil empregos diretos e indiretos.
Para comprovar que indústria sucroenergética é prioridade das políticas do atual governo e imprescindível para o combater a pobreza energética, com estímulo das energias renováveis, estavam presentes o vice-presidente da República Geraldo Alckmin e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho, também acompanhou.
A nova unidade
Para a safra atual, espera a moagem de 900 mil toneladas de cana-de-açúcar. Com a produção de 80 milhões de litros de etanol hidratado e a geração , a partir do bagaço da cana, 55 mil MW excedentes de energia elétrica.
O Grupo Nardini possui sede no município de Vista Alegre do Alto, no Estado de São Paulo, mas a decisão de construir uma nova unidade da empresa, em Aporé remonta a 2007. Tratou-se de uma escolha estratégica, uma vez que a direção da companhia vislumbrou a oportunidade de expandir os negócios na região do Sul de Goiás, onde a Nardini investia no ramo da pecuária.
O impulso veio com o incentivo governamental, por meio do Programa Produzir, do Governo do Estado de Goiás. Em 2021, foi lançada a pedra fundamental para a construção da indústria, quando as obras foram intensificadas.
Comments