01/06/2022
Levantamento do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de Goiás (Sindifargo), que faz a radiografia do setor, mostra que dos 10 medicamentos mais vendidos no Brasil em 2021, 6 são produzidos em Goiás. Neste contexto, o Estado se consolidou como o segundo maior produtor de medicamentos do País.
A indústria farmacêutica em Goiás conta com 59 empresas, sendo o polo de Anápolis responsável por 13 mil empregos diretos. Isto, segundo o Sindifargo, corresponde a 13,2% do total empregado pelo setor no País (98,2 mil), baseado nos dados de março deste ano do Cageg.
O polo farmoquímico de Goiás compreende o eixo Anápolis – Goiânia – Aparecida de Goiânia. A principal linha de medicamentos produzidos são os genéricos, similares, referência e MIPs. O Sindifargo ressalta que indústrias goianas realizam estudos clínicos para novos medicamentos. Algumas com patentes já registradas ou protocoladas.
Investimentos
Conforme o presidente executivo do Sindifargo, Marçal Soares, diz que a indústria de medicamentos está em constante investimento, principalmente por conta do regulatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Nos próximos 5 anos estão previstos R$ 500 milhões em investimentos em tecnologias e ampliações. Com esses constantes aperfeiçoamentos temos, por exemplo, uma indústria se preparando para a possibilidade fabricar vacinas”, afirma.
O levantamento ainda mostra que em apenas três décadas de forte atuação, o setor é responsável por 25% do total da produção nacional de medicamentos. Uma produção aproximada, em 2021, de mais de 2 bilhões de unidades.
Fonte: https://www.empreenderemgoias.com.br/2022/06/01/goias-produz-60-dos-remedios-mais-vendidos-no-pais/
Comentarios