27.09.2023
As empresas sediadas em Goiás que produzem ou comercializam embalagens recicláveis devem se cadastrar na base de dados do programa de logística reversa do Governo do Estado entre os dias 1º a 30 de outubro. O link estará disponível no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O Comitê da Logística Reversa validou na última segunda-feira, 25.09, o regimento interno, que vai monitorar o cumprimento das metas estabelecidas no programa (instituído pelo decreto 10.255/2023). Além disso, os integrantes do comitê serão responsáveis por aprimorar a interlocução com as entidades que representam o setor privado em Goiás, como a Adial, Acieg, Fieg , Fecomércio, entre outras.
O que é?
A logística reversa é uma política estabelecida pelo Governo de Goiás com o propósito de aumentar o volume de material reciclável que volta ao ciclo produtivo depois do descarte. Pressupõe o envolvimento do poder público, cooperativas de reciclagem, indústrias e empresas.
O decreto 10.255/23 estabelece que as empresas devem se responsabilizar pelo recolhimento de pelo menos 22% das embalagens que colocam no mercado, por meio de parcerias com as cooperativas. Caberá ao poder público a fiscalização para o cumprimento das metas. (Com informações sobre Semad)
Comentários