top of page

Nova edição do Café Seguro é realizado em associada

16.06.2023



A 16ª edição do projeto “Café Seguro”, do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO), foi desenvolvida na Zupp, em Aparecida de Goiânia. O assessor executivo da Adial, João Paulo Nogueira, e o diretor-executivo da AdialLog, Eduardo Alves, e representantes da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e da advocacia trabalhista estiveram presentes na última sexta-feira, 16.06, para conversar com cerca de 80 colaboradores sobre o trabalho seguro. 


A empresa, com 40 anos de existência e com cerca de 400 colaboradores, dedica-se à produtos de limpeza doméstica e profissional, cuidados pet care de nove marcas. 


Ao falar com os colaboradores presentes, o desembargador Welington Peixoto, coordenador do programa Trabalho Seguro do TRT-GO, ressaltou que o julgamento de acidentes de trabalho está entre as atribuições da Justiça do Trabalho, mas que seria preferível que tais demandas não chegassem por não existirem acidentes. “A função da justiça do trabalho não é apenas julgar processos. Ela modernizou. Por isso, estamos aqui, dentro da empresa", afirma. 


Ele completa que a empresa tem que entregar o trabalhador como ele saiu de casa. "É muito triste avaliar quanto vale um dedo, uma mão, uma vida”, explicou o desembargador ao falar da importância dos cuidados preventivos a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 


O diretor da empresa, Eduardo Zuppani, afirmou que colaborador está na empresa a maior parte do seu tempo para trazer progresso seja para a mesma, seja pessoal ou para a sociedade, mas deve-se sempre ter saúde. "


O procurador do Trabalho, Tiago Cabral, fez uso da palavra. "A saúde do trabalho se faz no dia a dia. É pensar na proteção coletiva dos trabalhadores. O profissional deve voltar para casa não apenas com a integridade física, mas também moral."




O psicólogo, Leandro Santos falou sobre "Comportamento Seguro" e relatou histórias de acidentes de trabalho reais para sensibilizar os colaboradores. Marina Junqueira, psicóloga do TRT-18, também proferiu palestra sobre saúde mental no trabalho com o tema "Ambiente de trabalho: "Novos tempos, desafios antigos". "A pandemia deixou todo mundo doido, as sequelas ficou em quase todos."Ela afirma que o adoecimento mental tem tratamento e se faz necessário procurar ajuda com um psicólogo ou psiquiatra. 


Dados mostram que hoje 86% dos brasileiros tem alguma doença mental, 260 milhões das pessoas no mundo com ansiedade e 30% dos trabalhadores são afastados por doenças mentais. 


Ela explicou que, em geral, a saúde mental não é tratada como assunto sério. " Uma estratégia de defesa é o apoio mútuo para lidar com o real do trabalho e evitar o sofrimento ético", ressaltou. 


Estiveram presentes, ainda, à visita os seguintes representantes do TRT-GO: o vice-presidente da Amatra18 (Associação dos Magistrados do Trabalho da 18.ª Região), juiz Luciano Santana Crispim; o secretário-geral de Governança , Robnaldo Alves; diretora Geral adjunta do TRT 18, Celvora Marra Moreira; a advogada da Zuppani, Patrícia Paula Araújo; a gerente do jurídico da Jalles Machado, Erica Rodrigues Carneiro e o advogado da Jalles Machado, Tadeu de Abreu. 


Sobre o Café Seguro


O projeto Café Seguro faz parte do programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho em Goiás e tem como objetivo dialogar com gestores e funcionários de empresas de médio e grande porte, levando informações a respeito da importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, bem como aproximar o Tribunal da sociedade.


A iniciativa passou a integrar, desde junho de 2020, o Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário, que conta com iniciativas dos tribunais que podem ser replicadas em todo o Brasil para modernizar e tornar ainda mais eficientes os serviços prestados pela Justiça. 


Os acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil.O número corresponde apenas a empregos formais de homens de 18 a 24 anos e mulheres de 30 a 34 anos são as principais vítimas. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), que consideram apenas registros envolvendo pessoas com carteira assinada, os acidentes e as mortes, no Brasil, cresceram nos últimos dois anos. Em 2020, foram 446.881 acidentes de trabalho notificados; em 2021, o número subiu 37%, alcançando 612.920 notificações. Em 2020, 1.866 pessoas morreram nessas ocorrências; no ano passado, foram 2.538 mortes, aumento de 36%. 




Comments


bottom of page