top of page

Proposta da Adial impulsiona a criação da Universidade Federal de Rio Verde

29.05.2024


Após diversas solicitações da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) e de outras entidades, os parlamentares goianos conseguiram criar a Universidade Federal de Rio Verde (UFRV), na cidade de Rio Verde (GO). A proposta é do Senador Vanderlan Cardoso e a Comissão de Educação (CE) aprovou o projeto em meados deste mês de maio.


De acordo com o Projeto de Lei 3.505/2023, a nova universidade será estabelecida a partir do desmembramento do campus de Rio Verde do Instituto Federal Goiano, que já opera na cidade. A UFRV herdará toda a infraestrutura física e o corpo técnico-administrativo do instituto, além de todos os seus bens e direitos. A UFRV será uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), dedicada ao ensino superior, à pesquisa e à extensão universitária.

"Este projeto não é apenas uma medida administrativa, mas sim um catalisador de oportunidades para o desenvolvimento educacional e econômico de nossa região", destaca o Senador.


“Esta é uma grande conquista para Rio Verde, e merece reconhecimento a todos os envolvidos: às entidades que apoiaram essa transição, como aquelas que enviaram cartas ao senador Vanderlan e aos demais parlamentares, assim como a deputada Marussa Boldrin  e o senador Wilder Morais, que foram incansáveis na defesa desse objetivo”, afirma o presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho.


Edwal Portilho sublinha a importância do projeto, afirmando que a ascensão da Universidade Federal de Rio Verde representa uma conquista notável, impulsionada pelo notável desempenho do Instituto Federal Goiano, desde os seus primórdios como Escola Agrotécnica Federal, quando já se destacava entre as melhores instituições da época, até as suas transformações posteriores, passando pelo CEFET e pelo IFG Goiano. “O IF Goiano sempre esteve à frente de seu tempo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional. Desde seus primeiros anos como pioneiro na oferta de pós-graduação e, posteriormente, no lançamento dos primeiros mestrados em diversas áreas dentro da rede IF Goiano, a instituição tem sido um motor de inovação e avanço acadêmico”, pontua.


Para ele, agora, alcançando o status de universidade, a UFRV pode expandir ainda mais suas atividades e iniciativas, solidificando a posição de Rio Verde como um centro de excelência em inovação tecnológica, pesquisa agropecuária, aplicação de inteligência artificial e liderança no agronegócio e na produção rural. O município concentra a terceira maior população do interior do estado de Goiás, ficando atrás apenas de Anápolis e Aparecida de Goiânia, além da capital do estado.


‘Nós, da Adial, reconhecemos a importância dessa conquista, especialmente neste momento de mudanças no sistema tributário e desafios trazidos pela pandemia. A universidade continua sendo um elemento fundamental para o desenvolvimento tecnológico, a geração de oportunidades e o fortalecimento econômico, proporcionando emprego e renda para as comunidades locais. Parabenizamos a todos os membros do IF Goiano, os cidadãos de Rio Verde, assim como os acadêmicos, professores e diretores da nossa agora Universidade Federal de Rio Verde”, afirma.

留言


bottom of page