top of page

Reunião mensal atualiza associados das ações em andamento


13/09/2022


A reunião mensal deste mês de setembro apresentou as parcerias firmadas para qualificação profissional e até mesmo de ação social. Além disso, resumiu as conquistas mais atuais da Adial.

Estavam presentes o presidente do Conselho, Zé Garrote e o Presidente-Executivo, Edwal Portilho, além do assessor jurídico, Flávio Rodovalho, que explicou as leis sancionadas pelo Governo Estadual em benefício à indústria goiana: a lei Nº 21.555 de 2022, que faz concessão de benefícios fiscais a algumas áreas antes não beneficiadas pelo ProGoiás; e a Lei Nº 21.559, que permite que, antes do início da ação fiscal, se houver o pagamento integral ou parcial das condicionantes, a utilização integral ou proporcional do benefício.

Outra conquista é a Instrução Normativa (IN) 1528/2022 que atualiza a tabela de compensação de créditos por quilômetro rodado e peso dos transportes de carga. A norma que regulamentava era antiga e não representava a realidade atual. Além disso, foi falado sobre o Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes.

Também foi citado o AgreGo, que está em evolução. Dos nove setores em destaque do PIB goiano que foram mapeados pelo programa, alguns já estão em desenvolvimento pelo Sebrae.

Sabatina Garrote ainda relembrou da sabatina com os quatros principais Governadoráveis realizada pelo Fórum. “O Brasil precisa de uma política de industrialização, que hoje está encaminhando para a Ásia. Temos que bater forte nessa questão.”

Capacitações O Secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, também compareceu à reunião mensal deste mês e falou da parceria entre Adial Talentos e os Cotec’s e do desenvolvimento do projeto Jovens do Futuro, que tem como o objetivo desenvolver cursos de qualificação profissional, com destaque em Marketing digital, e-commerce e negócios digitais, em trabalho com a Universidade Federal de Goiás (UFG). “Uma recente parceria fechada foi com o setor de moda, queremos fechar com os empresários associados da Adial”, pontua.

O presidente- executivo da Adial, Edwal Portilho, ressaltou que é importante que os representantes das empresas se engajem e se posicionem sobre quais capacitações precisam. “Os estabelecimentos precisam se diferenciar e a inovação é um caminho. Os custos dessas capacitações vêm dos impostos já pagos. É uma ação retroalimentadora”, pontua. Além disso, o secretário parabenizou a entrada da Adial no Conselho Deliberativos Estadual do Sebrae -GO.

Social A Jaepel, associada de Senador Canedo, apresentou suas ações sociais em prol a comunidade e a criação da “Rede do Bem”. A empresa desenvolve uma série de atividades para ajudar o próximo com doação de alimentos, cestas de básicas, apoiando associações, ONGs e entidades e quer multiplicar a prática de boas ações. ” Nosso objetivo é convidar os associados para unir forças e ajudar mais pessoa”, revela Marco Aurelio Assis Cardoso, Gestor de Gente e Gestão.

A Jaepel vai desenvolver um aplicativo para credenciamento de entidades e das demandas de cada uma, que podem ser inúmeras, desde ajuda financeira e até mesmo presença física. “Nosso objetivo é trabalhar a questão social de empresários e fazer o marketing social”, explica o supervisor de comunicação e marketing da empresa, Leandro Souza. As associadas interessadas podem procurar a Jaepel e integrar a Rede do Bem.

Visita Para fechar a agenda desta segunda-feira, a Adial recebeu o candidato ao Senado Federal Marconi Perillo. “Ficamos honrados com a sua visita. Estamos de portas abertas para ouvir as suas propostas, em especial as dedicadas à industrializados do nosso país e Estado”, saudou Zé Garrote.

“Para sanar a desindustrialização temos que ir na raiz e investir nas instituições de pesquisa, comercializando produtos com valor agregado”, pontua o candidato.

Estavam presentes nessa visita o presidente do Conselho, Zé Garrote; o presidente-executivo, Edwal Portilho e o ex-presidente da Adial, Otávio Lage . Além disso, um dos fundadores e ex- presidente da Adial por 12 anos, Cyro Miranda, enviou um vídeo para agradecer a visita.

Comentários


bottom of page