top of page

Reunião mensal da ADIAL destaca avanços em ESG, reforma tributária e inovação

  • Foto do escritor: Cejane Pupulin
    Cejane Pupulin
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

09.06.2025


A reunião mensal da ADIAL, realizada nesta segunda-feira, 9 de junho, foi marcada por um balanço das ações desenvolvidas pela entidade, com destaque especial para as iniciativas voltadas ao ESG (ambiental, social e governança). O presidente Edwal Portilho, o Tchequinho, apresentou uma síntese do 3º Fórum Ambição 2030 – Pacto Global da ONU Rede Brasil, reforçando o compromisso da diretoria com os princípios do Pacto. 


Nesta terça-feira, 10 de junho, a Adial promove o evento Conexão ESG, com a participação de João Francisco de Carvalho Pinto Santos, sócio-fundador da ESG Soluções. Segundo ele, será apresentado um projeto inovador que reforça o entendimento de que o ESG deve ser visto como um processo contínuo. João destaca que, se as boas práticas não forem divulgadas, perdem seu potencial de transformação. Por isso, enfatiza a importância de aproveitar o selo ESG da ADIAL como um instrumento de valorização. 


Tchequinho convidou os associados a participarem ativamente do movimento, com a chancela da entidade. Também ressaltou a necessidade de potencializar a imagem do Cerrado, frequentemente ofuscada pela projeção internacional da Amazônia. A conselheira de ESG da Adial, Edneusa Pereira, reforçou esse compromisso e incentivou os presentes a contribuírem com essa construção coletiva que dá visibilidade ao bioma. 


A Adial segue avançando com firmeza nessa agenda e já se prepara para conquistar um espaço relevante na COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Durante a reunião, Tchequinho também comentou sobre o encontro da diretoria da entidade com os heads da Rede Globo, no Rio de Janeiro. 


Reforma tributária e tecnologia 


O assessor jurídico da entidade, Flávio Rodovalho, convidou os presentes para a segunda reunião do Comitê Especial da Reforma Tributária, que terá como palestrante Lucas Morais. Intitulada “Reforma Tributária vista por dentro”, a reunião contará com a experiência de Morais, auditor fiscal, ex-superintendente executivo da Secretaria de Finanças de Goiânia e atual presidente do Conselho Tributário Fiscal do município. Ele também integra o Grupo de Trabalho de regulamentação da Reforma no Ministério da Fazenda. 


Rodovalho avaliou que a primeira reunião foi extremamente proveitosa: "Precisamos aprender juntos, com a apresentação de outros pontos que ainda não tínhamos considerado." 


Outro ponto abordado foi a demanda por formação na área de tecnologia, especialmente em sistemas SAP. O coordenador da Adial Talentos, Alfredo Rocha, alertou para a saída de profissionais do país:


"Em breve teremos gargalos e dificuldades. Precisamos desses profissionais não apenas para manter os sistemas atuais, mas também para implementar as alterações exigidas pela Reforma Tributária." Alfredo ainda atualizou sobre a parceria da entidade com os Cras para ser um banco de talentos. 


Parcerias e novos associados 

A reunião contou com a presença do presidente da Fieg, André Rocha, que reforçou a parceria entre as entidades: “ADIAL e Fieg trabalham juntas pelo desenvolvimento industrial do estado.” 



A Sinka Soluções Logísticas foi apresentada como nova associada. Segundo Salmo Carvalho, representante da empresa, a Sinka atua como uma ponte estratégica entre transportadores e o trade, oferecendo consultoria completa em todas as etapas da cadeia logística. Entre os principais serviços estão: precificação de frete, inteligência de mercado, estudos de viabilidade logística, gestão estratégica de operações, suporte em negociações e análises de riscos operacionais.


Fotos: Naira Batista (Fieg)





Comments


bottom of page