24.08.2024
No sábado, 24 de agosto, Edwal Portilho, presidente-executivo da Adial, participou como debatedor no G 20 Favelas - Conferência Internacional das Favelas que ocorreu no Teatro Paulo Afonso Ferreira.
Ele fez parte do Eixo 1 - Redução das Desigualdades, focando no combate à fome e à pobreza, ao lado da chefe de Gabinete, Suellen Mara, da Secretaria da Retomada, e Adriana Conconi, da VR Benefícios.
Conconi destacou que a falta de acesso da população mais carente à educação e saúde e demais pontos continua sendo um dos principais obstáculos ao desenvolvimento. Mara complementou, explicando que as políticas públicas estaduais têm sido construídas com base em dados que estão chegando à Secretaria, com destaque aos Colégios Técnicos, os Codecs. Ela pediu que essas políticas provoquem reflexões para a implementação de medidas sociais mais efetivas.
Tchequinho ressaltou que, em uma família, a presença de uma pessoa com carteira assinada já oferece segurança, mencionando os 14 benefícios associados ao trabalho formal. Ele enfatizou a importância de focar no presente e sugeriu que as pessoas busquem, inicialmente, trabalhar por dois ou três anos em uma empresa organizada para adquirir experiência. Além disso, ele destacou a necessidade de agregar valor às riquezas do país e a importância da formalização do emprego.
No eixo 1 a proposta selecionada foi a de expansão de cursos técnicos em comunidades de baixa renda.
Os outros eixos discutidos durante o evento foram:
- Sustentabilidade;
- Direitos Humanos, Raça e Gênero;
- Desafios Globais Enfrentados pelas Favelas e Periferias.
Essa conferência tem como objetivo promover debates sobre soluções para melhorar a vida nas favelas e reduzir as desigualdades sociais. Em cada eixo foram votadas as propostas para serem levadas para a nacional.
Comments