top of page

Fórum das Entidades Empresariais debate crédito, inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento de Goiás

  • Foto do escritor: Cejane Pupulin
    Cejane Pupulin
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

12.08.2025


ree

Na segunda-feira (11), a Adial recebeu representantes do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE-GO) para uma reunião que reuniu presidentes e suplentes de diversas organizações do setor produtivo estadual. O encontro tratou de temas estratégicos para o crescimento econômico local, destacando linhas de crédito, integração de dados, finanças sustentáveis e logística portuária.



ree

Entre os principais pontos, a ampliação das linhas de crédito para pequenos, médios e grandes negócios chamou atenção. O Governo de Goiás, em parceria com a iniciativa privada, apresentou medidas para mitigar os efeitos das tarifas estadunidenses e fomentar setores prioritários da economia. Os recursos disponíveis podem ser multiplicados por bancos e fundos de investimento, ampliando o impacto financeiro para os empreendimentos goianos. Essa ação foi lançada, pelo Governador Ronaldo Caiado, na semana anterior na B3, em São Paulo, com a presença das entidades do FEE.


Na área de inovação, foi discutida a sugestão do Secretaria de Economia de Goiás da criação de uma plataforma integrada de dados, que uniria informações das entidades empresariais ao Governo estadual por meio de inteligência artificial. A iniciativa visa fortalecer a formulação de políticas públicas, atrair investimentos e gerar indicadores de competitividade e eficiência para o Estado.



ree

O evento também destacou as finanças sustentáveis, com a apresentação do Especialista em Finanças Sustentáveis, Risco e ESG, Luiz Lapo sobre o seminário que ocorrerá em setembro em Goiânia. Voltado a fundos de investimento, consultorias e embaixadas, o evento focará em projetos que promovam a redução de emissões de carbono e negócios alinhados às diretrizes ESG (ambiental, social e governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.


A logística portuária foi outro tema em pauta, com o CEO do Porto do Açu, Eugênio Figueiredo, destacando o potencial do complexo para oferecer soluções eficientes e reduzir custos para Goiás no comércio exterior. O Porto do Açu já movimenta mais da metade de volume de carga que o Porto de Santos em seus dez anos de operação e planeja expandir sua infraestrutura e atrair novas indústrias.


Por fim, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Goiânia, Diogo Franco, apresentou um balanço da gestão nos primeiros seis meses e convidou as entidades a participarem do plano de desenvolvimento econômico da capital, atualmente em fase final. O plano reúne projetos estratégicos liderados pelo prefeito Sandro Mabel e terá contribuição direta das organizações do Fórum.


Estavam presentes o presidente da Adial, Edwal Portilho, Jacques Junqueira (SEDICAS), Marcio Castro (Fecomércio), Éder Alves (FAEG), Marcelo Caixeta (Fecomércio), Luís Alberto (OCB), André Rocha (FIEG), Marcio Silva (FACITEG), Valdir Ribeiro (FCDL), Thiago Falbo (ACIEG), Vitor Cunha (OCB), Eduardo Alves (ADIAL) e Arthur Toledo (FEE-GO).


O encontro reforçou o papel das entidades empresariais como parceiras essenciais para o fortalecimento da economia goiana, unindo esforços em prol de soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro do Estado.


Fotos: FIEG



Commenti


bottom of page