top of page

Produção na industrial é fundamental para desenvolvimento do Estado


17/08/2022


Para agregar valor à abundante oferta de matéria-prima existente e Goiás e trazer mais competitividade ao Estado é importante incentivar a produção industrial. É importante atrair novos investimentos e reter já as empresas instaladas no território goiano.

Em entrevista ao Jornal O Popular, o presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, afirmou que o Estado parou de atrair grandes novos investimentos após a vilanizaçao dos incentivos fiscais, que fizeram a participação do PIB industrial cair de 29% em 2010 para 2019. Também houve uma redução a nível nacional.

Mas ele lembra que, nos últimos anos, estados como Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul adotaram políticas muito agressivas de atração de investimentos. Goiás, por sua vez, não investiu numa estrutura para atração de empresas, como um órgão para promoção de negócios. Isso começou a mudar com o programa AgreGO, que está fazendo um diagnóstico completo das cadeias produtivas e já apresenta resultados, como projetos de lei de incentivos ao e-commerce, indústria de equipamentos de energia fotovoltaica e de uso de crédito outorgado para a industrialização da soja.


Ele ainda complementa que é preciso criar uma estrutura organizada para a atração de investimentos. Ele adverte que agências de promoção de investimentos de outros estados estão visitando as indústrias instaladas em Goiás e oferecendo condições mais favoráveis para migração ou expansão de negócios. “Precisamos atrair novas cadeias, como a de celulose, que está em expansão em outros estados. Mostrar nosso potencial e adequar às legislações”.

bottom of page