ADIAL Goiás reforça importância da competitividade e da infraestrutura durante lançamento do Mapeamento Estadual de Demanda Reprimida de Energia
- adialgoiasmarketin
- 14 de ago.
- 2 min de leitura
14.08.2025

Foi lançado nesta quarta-feira (13), o Mapeamento Estadual de Demanda Reprimida de Energia, em evento realizado pelo Governo de Goiás na sede da Fieg. Na ocasião, o presidente da ADIAL Goiás, Edwal Portilho (Tchequinho), destacou que a competitividade do Estado está diretamente ligada a três pilares estratégicos: logística competitiva, sanidade animal e vegetal e infraestrutura.
Na área de infraestrutura, Tchequinho ressaltou os avanços proporcionados pelo Fundeinfrae pelo Tesouro Estadual em investimentos rodoviários, mas alertou para um desafio urgente: o suprimento de energia elétrica. “O que nos preocupa não é a transmissão, mas sim a distribuição e seus rebaixamentos, que impactam a competitividade das empresas.”

Representando a FIEG, o diretor-secretário da entidade e presidente do Sindienergia e do Coinfra, Célio Eustáquio de Moura, acredita que o projeto será um grande passo para o Estado de Goiás. “Agora precisamos materializá-lo para que contribua efetivamente com o planejamento e traga os resultados esperados.”
Para o superintendente de Energia Elétrica da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Renato Lyra, o mapeamento será de profunda importância para Goiás. “Eu ando pelo Estado todo e escuto a história de que empresa tal quer investir em tal cidade e na consulta percebe que terá problemas de infraestrutura ligada ao fornecimento de energia. E aí perdemos esse investimento para outro estado”.
Ele acredita que é fundamental dar visibilidade sobre essa demanda para alcançar empresários e comerciantes. Entre as ações da campanha para adesão, estão divulgação periódicas para mobilizar empresas, investidores e a sociedade na busca por soluções que garantam segurança energética, atraiam investimentos e mantenham o estado competitivo.
O presidente da Adial também destacou a relevância do levantamento e convocou a participação do setor produtivo. “É extremamente importante essa iniciativa para que possamos ter um diagnóstico assertivo da demanda reprimida e dos projetos futuros. Conclamamos todos os associados e empresários a responderem os formulários para que possamos planejar investimentos com precisão.”
Para Tchequinho, é o momento de “colocar as demandas na prancheta, desenhar caminhos e garantir que todos tenham acesso a soluções de financiamento. Se não fizermos isso, os investimentos vão para outros lugares.”
Como participar: empresas e produtores podem se inscrever no mapeamento por meio do link oficial:https://goias.gov.br/governo/energia/mapeamento-estadual-de-demanda-de-energia
FOTOS:
Foto 1 - Edwal Portilho (Tchequinho), presidente da ADIAL Goiás - Crédito Naira Batista @nairafotografa
Foto 2 - Da esquerda para a direita: Humberto Eustáquio (Equatorial), Edwal Portilho (ADIAL Goiás), Wagner Oliveira (AGR), Renato Lyra (Subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes) e Célio Eustáquio de Moura (SINDIENERGIAS) - Crédito Naira Batista @nairafotografa
Comentários