Adial inicia parceria com SEDS para promover empregabilidade em comunidades quilombolas
- Cejane Pupulin
- 17 de jul.
- 1 min de leitura
16.07.2025

A Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) recebeu nesta quarta-feira, 16 de julho, representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) para uma primeira reunião sobre a construção de um projeto conjunto voltado à promoção da empregabilidade entre comunidades quilombolas e outros grupos étnicos historicamente vulnerabilizados.
O projeto pretende mapear talentos, vocações regionais e experiências de vida para, a partir disso, criar ações que ampliem o acesso à formação e ao mercado de trabalho. Segundo Alfredo Santana, coordenador da Adial Talentos, Goiás conta hoje com cerca de 80 comunidades quilombolas, muitas das quais já têm integrantes cursando o ensino superior.
A iniciativa está alinhada aos princípios ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente no que diz respeito à redução das desigualdades e à inclusão produtiva de populações minorizadas.
Participaram do encontro Rosi Guimarães, superintendente da Igualdade Racial da SEDS; Lehi Souto, gerente de Igualdade Racial da SEDS; Marcello Rosa, superintendente de Desenvolvimento e Assistência Social da SEDS; Edwal Portilho, presidente da Adial; e Alfredo Santana, coordenador da Adial Talentos.
Essa foi a primeira de uma série de reuniões para estruturação do projeto, que promete abrir novos caminhos para a inclusão e o desenvolvimento sustentável no estado.








Comentários