top of page

Biodiesel: Binatural cresce 175% em cinco anos

18.12.2023


Fundada em Formosa (GO), a Binatural é especializada na produção de biodiesel e tem capital 100% nacional



A autorização para importação de biodiesel não preocupa a Binatural, que nos últimos três anos investiu R$ 32 milhões no seu complexo industrial em Formosa (GO). Para os próximos três anos, mais R$ 100 milhões serão aplicados no estado e na Bahia, onde também tem outra planta industrial (inaugurada em 2021).


“A importação não prejudica os planos de investimento da Binatural. Manteremos nosso compromisso com o planejamento estabelecido para atender à demanda”, disse o CEO da empresa, André Lavor. Ele afirmou que o biodiesel brasileiro tem qualidade superior ao importado e favorece os pequenos produtores.


Fundada no município goiano em 2006, a Binatural tem capital 100% nacional. É especializada na produção de biodiesel. Sua capacidade de produção alcança 600 milhões de litros por ano. Em seu primeiro ano de vida, a fábrica tinha capacidade de produção de 30 mil litros por dia. Dois anos mais tarde, em 2008, o mercado estabeleceu uma mistura de 2% de biodiesel no diesel comercial e a fábrica ampliou sua produção para 120 mil litros por dia.


Com a proporção obrigatória de 4% na mistura de biodiesel em 2009, a capacidade produtiva cresceu para 300 mil litros por dia. No ano seguinte, chegou a 450 mil litros por dia.


Estratégia


Lavor disse que a Binatural adotou uma estratégia de negócios de longo prazo, mantendo seu foco em inovações tecnológicas e no uso de matérias-primas alternativas e sustentáveis. “Enfrentamos desafios, aprendemos com eles e nos adaptamos às demandas e tendências do mercado. Acreditamos firmemente em investir em pesquisa, tecnologia e inovação”, frisou.


O ritmo de crescimento da Binatural alcançou expressivos 175% nos últimos cinco anos. Em 2019, a mistura obrigatória de biodiesel no país já estava em 11% e a empresa obteve um recorde de operação, com a venda de 154 milhões de litros.


No ano passado, a capacidade produtiva das unidades industriais chegou a 600 milhões de litros de biodiesel por ano. O que tornou a Binatural a única empresa do setor de biodiesel na lista de empresas que mais cresceram nas Américas, segundo a Financial Times. “Nossas expectativas para o futuro são as de consolidar nossa posição como especialistas no mercado de biocombustíveis”, concluiu Lavor.


Com base em suas estimativas, a empresa prevê aumento de 17,5% na produção brasileira de biodiesel neste ano, chegando a 7,4 bilhões de litros. ( Empreender em Goiás)

Commentaires


bottom of page