top of page

Copom mantém a taxa Selic em 13,75% a.a*


23/09/2022


Na tarde do dia 21 de setembro o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) decidiu por manter a taxa base de juros (SELIC) em 13,75% a.a., ação que convalidou às expectativas do mercado.

O Comitê avalia que o ambiente externo se mante volátil, com revisões de crescimento das principais economias do mundo negativas, principalmente da China, principal parceiro comercial do Brasil. Outro ponto apreciado pelo comitê foi a escalada inflacionário no mundo, forçando aperto monetário. Destacando que no mesmo dia o banco Central dos Estados Unidos elevou sua taxa base de juros em 0,75%.

E ainda, em relação à atividade econômica brasileira, a divulgação do PIB apontou ritmo de crescimento acima do esperado no segundo trimestre, e o conjunto dos indicadores divulgado desde a última reunião do Copom seguiu sinalizando crescimento

O Copom ainda avalia que mesmo com uma taxa de juros elevada a atividade econômica vêm desempenhando bons resultados, melhores que as expectativas de mercado. A inflação segue pressionando apesar dos efeitos provocados pelas políticas tributarias (Redução do ICMS).

Por último o comitê ressalta que se manterá vigilante a manutenção da taxa de juros por período prolongado para assegurar redução da inflação. O comitê ainda enfatiza que caso os indicadores de inflação não recuem no longo prazo, pode se voltar a elevar a taxa base de juros.

Por todos os motivos expostos, entenderam por manter a taxa Selic ao patamar de 13,75%. Porém, alertando para a inflação mundial e as ações dos bancos centrais, no que se refere a elevação dos juros.

Comentários


bottom of page