top of page

Edwal Portilho recebe homenagem em Rio Verde

14.06.2024



O presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, conhecido como Tchequinho, recebeu nesta sexta-feira, dia 14, um certificado de reconhecimento do Instituto Federal Goiano de Rio Verde. A homenagem foi concedida em agradecimento à parceria e cooperação com a instituição.


Tchequinho afirmou que ficou muito lisonjeado e orgulhoso por ter recebido essa condecoração e descreveu como a história da instituição de ensino se entrelaça com a sua própria trajetória. "Gostaria de fazer uma analogia com um período de aproximadamente 40 anos atrás, quando iniciei meu curso de técnico em agropecuária. Naquela época, o Brasil era um grande importador de alimentos como carne bovina, trigo, arroz e feijão, sendo totalmente dependente de importações. Durante esse período, começamos a desenvolver pesquisas para a produção de soja e trigo, além de diversos outros experimentos. Esse esforço demonstra a importância da pesquisa, ciência e inovação no desenvolvimento econômico e social.


Hoje, nossa instituição, que em breve se tornará uma universidade, já possui milhares de estudos publicados não só sobre as commodities agrícolas, mas também sobre culturas de alto valor agregado. É uma grande satisfação ter participado dessa história de desenvolvimento do agronegócio brasileiro, especialmente no Cerrado.


Há 40 anos, importávamos muito e o custo do alimento brasileiro era alto. Hoje, o Brasil, especialmente através do Cerrado, alimenta o mundo. Essas são minhas considerações para celebrar os 57 anos de existência da nossa instituição, que coincidem com meu nascimento. O Ginásio Agrícola de Rio Verde, hoje Instituto Federal Goiano, em breve se tornará a Universidade Federal de Rio Verde", conclui.


Fotos: Gilmar Francisco

Comments


bottom of page