top of page

Goiás avança 3% no índice de produção em outubro


09/12/2022


O índice de produção de Goiás divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apresenta alta de 3,0% no mês de outubro, o quinto melhor resultado entre os estados, recuperando a queda registrada no mês passado (-2,9), em comparação com outubro do ano passado, o índice cresceu 6,2%. No ano e em 12 meses, o índice acumula alta de 2%. O estado que registrou a maior alta foi o Pará, que elevou sua produção em 5,2%, o Ceará, no entanto, registrou variação negativa de -13,7%.

Os setores que puxaram o índice para cima em Goiás foram fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis 14,2%, essa foi a sexta alta consecutiva, a variação é de 5,6% em 2022, fabricação de produtos alimentícios 12,4%, essa é a quarta alta consecutiva, acumulando, 2,5% e indústria transformação 7,1% puxado pela produção de minerais não metálicos (5,4%).

Os setores que reduziram o índice foram o setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, (24,8%), fabricação de outros produtos químicos (10,5%) e indústrias extrativas (7,9%).

A alta foi alavancada pela produção de alimentos e álcool etílico (etanol) e a produção de álcool etílico (etanol) foi o segmento que mais contribuiu para a evolução da produção em Goiás, contribuindo com o bom resultado do mês.

Fonte: PIM-PF / IBGE

bottom of page