Tchequinho destaca papel estratégico de Goiás no FIVE 2024
- Cejane Pupulin
- há 9 minutos
- 3 min de leitura
27.06.2025

O presidente da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho, participou nesta sexta-feira (24) do painel “Oportunidades de Investimento em Goiás”, durante a 6ª edição do FIVE – Finanças, Investimento, Valor e Empreendedorismo, no World Trade Center Goiânia. O evento é considerado o maior do setor no Centro-Oeste e reuniu grandes lideranças e especialistas em Goiânia.
Ao lado de Helena Ribeiro, presidente do Codese, e Rubens Inácio, diretor executivo da TXC e do Texas Center, Tchequinho reforçou o potencial do Estado de Goiás e do Cerrado como resposta concreta a três dos maiores desafios globais: a fome, a pobreza e as mudanças climáticas.
“É uma excelente oportunidade para debatermos, trocarmos experiências e ouvirmos novas possibilidades. Discutimos, em nosso painel, as grandes oportunidades que Goiás oferece nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento econômico e no agronegócio, que é nossa força inclusiva,” afirmou Tchequinho.
Segundo ele, o Cerrado e o Estado de Goiás estão na vanguarda da produção de alimentos e biocombustíveis, pilares essenciais para atender as demandas mundiais por segurança alimentar e energética. “O Cerrado brasileiro e Goiás serão protagonistas dessa transformação. Nossa região é parte da solução para reduzir a fome, combater a pobreza e enfrentar as mudanças climáticas, com a produção de alimentos e de biocombustíveis para abastecer caminhões, automóveis, navios e aviões. Passa pelo Cerrado e por Goiás o futuro sustentável e com qualidade de vida para o mundo,” completou.

“Esses problemas vão ser superados, e o Cerrado brasileiro será um dos protagonistas dessa transformação. E dentro do Cerrado, a base do desenvolvimento está aqui, em Goiás”, afirmou Tchequinho, destacando que o Estado precisa de iniciativas cada vez mais ambiciosas e práticas, apoiadas em tecnologia, empreendedorismo e investimentos.
Ele ainda pontuou que o crescimento econômico de Goiás comprova o avanço: o Produto Interno Bruto (PIB) estadual saltou de R$ 21,7 bilhões em 2000 para R$ 343 bilhões em 2024. No mesmo período, o número de indústrias com cinco ou mais empregados cresceu 165%, muito acima da média nacional. “Esses resultados são fruto de políticas públicas assertivas e do espírito empreendedor dos empresários e empresárias goianos”, disse.
Nova fase: competitividade sustentável
Com a reforma tributária prevista para 2033 e a gradual extinção de benefícios fiscais que impulsionaram o setor industrial, Tchequinho defende uma nova matriz de competitividade para Goiás, centrada em negócios sustentáveis e no atendimento às exigências internacionais. A Adial tem trabalhado diretamente nesse sentido, por meio da adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global da ONU e de iniciativas para fortalecer a imagem do Cerrado no exterior.
“Precisamos mostrar que aqui se produz respeitando o meio ambiente, preservando nascentes, protegendo os povos originários, com equidade de gênero e responsabilidade social. Já somos o terceiro maior mercado imobiliário do país e temos um parque industrial novo e competitivo. Mas, para atrair investimentos de longo prazo, precisamos ser referência socioambiental”, completou.
Entre os desafios estruturais apontados, Tchequinho destacou a necessidade de avanços em logística, sanidade animal e vegetal, infraestrutura elétrica e hídrica, além de melhor comunicação sobre o potencial do agronegócio goiano e do Cerrado brasileiro.
Ele lembrou que o bioma é responsável por mais da metade da produção nacional de soja, milho e algodão, sendo possível expandir a produção sem desmatamento, apenas com o uso de áreas já abertas, como pastagens degradadas. “Temos 52% do Cerrado preservado, 12% de área plantada e 30% de pastagens onde podemos avançar. E ainda assim, o desconhecimento internacional é enorme. Para muitos lá fora, o Brasil se resume à Amazônia, futebol e carnaval”, disse.
O evento

Organizado pela Ciano Investimentos, o FIVE acontece desde 2019 e já se consolidou como um dos principais eventos de investimento e empreendedorismo do Brasil. Segundo o idealizador do evento, Lucas Segu, o objetivo é capacitar o mercado, conectar investidores e empresários e apresentar soluções inovadoras. “Nossa missão é profissionalizar o ambiente de negócios, trazendo especialistas de Goiás, São Paulo e outros estados, além de grandes marcas nacionais e internacionais”, explica Lucas.
Comments