top of page

“Uma visão sobre Goiás”: livro homenageia um dos primeiros associados

  • Foto do escritor: Cejane Pupulin
    Cejane Pupulin
  • 25 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

25.04.2024



ree

Um dos primeiros associados da Adial, Agrippino Bastos Santos, foi homenageado com o livro “Uma visão sobre Goiás”, lançado na última quarta-feira, 24. Com fotos das cidades históricas, de cachoeiras, do cerrado, das tradições, do agronegócio e dos goianos, assinadas pelo renomado fotógrafo paulista João Farkas, o livro intercala com textos que trazem a história de Goiás e faz uma homenagem aos protagonistas do desenvolvimento do estado por meio da história do empresário que impulsionou a economia do estado de Goiás através do agronegócio. A obra tem prefácio assinado pelo governador, Ronaldo Caiado.


ree

De acordo com o presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho, o mineiro Agrippino contribuiu significativamente para o crescimento da agroindústria e do agronegócio em Goiás desde os primórdios. Ele deixou um legado de empreendedorismo, liderança empresarial e visão estratégica dos negócios, sempre respeitando a questão ambiental, a sustentabilidade e a cultura.


O filho do homenageado e também associado da Adial e presidente da GEM Alimentos, Paulo Sérgio Guimarães, pontua que o livro é um tributo muito expressivo ao pai. "Sua personalidade era marcante e sua presença nas vidas das pessoas era forte, tanto que às vezes se esquecem de perguntar como eu estava focando apenas nele. Sua capacidade de agregar foi notável", relembra.


ree

Pioneiro e empreendedor, Paulo pontua que tinha uma visão tecnológica, chegou a ser diretor de tecnologia dos Correios, implantou o telex em Minas Gerais, coordenou o combate à doença de Chagas. Já em Goiás, na Agroquima, uma de suas empresas, implantou o Telex, uma das poucas empresas no Brasil na época a possuir esse sistema.


Para produzir o livro sobre Goiás, João Farkas realizou algumas expedições pelo estado durante um ano. “Dedicamos especialmente duas expedições, uma foi para o sudoeste de Goiás. Passamos por Mineiros, Jataí, na região do Parque Nacional das Emas, e percorremos toda essa região.


ree

“O privilégio de trabalhar em Goiás é ter um patrimônio natural espetacular, sem igual. Goiás tem uma abundância de recursos hídricos incrível. Tantas cidades históricas para explorar; foi uma viagem de conhecimento fascinante", revela.

Os registros fizeram tanto sucesso que alguns cliques chamaram a atenção de donos de galerias, que adquiriram o direito de expor as obras. Um deles é o Pérez Art Museum Miami (PAMM), em Miami, nos Estados Unidos. Lá, o espaço vai mostrar uma das fotos que mais chamaram a atenção de Farkas: a cultura de milho. “Esta foto da lavoura de milho ficou praticamente abstrata. É uma das que o Jorge Pérez comprou para a coleção dele”.


O livro “Uma visão sobre Goiás" foi idealizado pela empresária Ana Flávia Santos, filha de Agrippino, sendo uma realização do empreendimento Promenade, da AFS Incorporação & Conceito, WV Maldi Incorporações e Joule Participações. 

Comentários


bottom of page