top of page

“Uma visão sobre Goiás”: livro homenageia um dos primeiros associados

25.04.2024




Um dos primeiros associados da Adial, Agrippino Bastos Santos, foi homenageado com o livro “Uma visão sobre Goiás”, lançado na última quarta-feira, 24. Com fotos das cidades históricas, de cachoeiras, do cerrado, das tradições, do agronegócio e dos goianos, assinadas pelo renomado fotógrafo paulista João Farkas, o livro intercala com textos que trazem a história de Goiás e faz uma homenagem aos protagonistas do desenvolvimento do estado por meio da história do empresário que impulsionou a economia do estado de Goiás através do agronegócio. A obra tem prefácio assinado pelo governador, Ronaldo Caiado.


De acordo com o presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho, o mineiro Agrippino contribuiu significativamente para o crescimento da agroindústria e do agronegócio em Goiás desde os primórdios. Ele deixou um legado de empreendedorismo, liderança empresarial e visão estratégica dos negócios, sempre respeitando a questão ambiental, a sustentabilidade e a cultura.


O filho do homenageado e também associado da Adial e presidente da GEM Alimentos, Paulo Sérgio Guimarães, pontua que o livro é um tributo muito expressivo ao pai. "Sua personalidade era marcante e sua presença nas vidas das pessoas era forte, tanto que às vezes se esquecem de perguntar como eu estava focando apenas nele. Sua capacidade de agregar foi notável", relembra.


Pioneiro e empreendedor, Paulo pontua que tinha uma visão tecnológica, chegou a ser diretor de tecnologia dos Correios, implantou o telex em Minas Gerais, coordenou o combate à doença de Chagas. Já em Goiás, na Agroquima, uma de suas empresas, implantou o Telex, uma das poucas empresas no Brasil na época a possuir esse sistema.


Para produzir o livro sobre Goiás, João Farkas realizou algumas expedições pelo estado durante um ano. “Dedicamos especialmente duas expedições, uma foi para o sudoeste de Goiás. Passamos por Mineiros, Jataí, na região do Parque Nacional das Emas, e percorremos toda essa região.



“O privilégio de trabalhar em Goiás é ter um patrimônio natural espetacular, sem igual. Goiás tem uma abundância de recursos hídricos incrível. Tantas cidades históricas para explorar; foi uma viagem de conhecimento fascinante", revela.

Os registros fizeram tanto sucesso que alguns cliques chamaram a atenção de donos de galerias, que adquiriram o direito de expor as obras. Um deles é o Pérez Art Museum Miami (PAMM), em Miami, nos Estados Unidos. Lá, o espaço vai mostrar uma das fotos que mais chamaram a atenção de Farkas: a cultura de milho. “Esta foto da lavoura de milho ficou praticamente abstrata. É uma das que o Jorge Pérez comprou para a coleção dele”.


O livro “Uma visão sobre Goiás" foi idealizado pela empresária Ana Flávia Santos, filha de Agrippino, sendo uma realização do empreendimento Promenade, da AFS Incorporação & Conceito, WV Maldi Incorporações e Joule Participações. 

Comentários


bottom of page