Presidente da Adial destaca papel do Cerrado e defende investimentos durante abertura da Tecnoshow Comigo
- Lyniker Passos
- 7 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de abr.
07.04.2025

Na manhã desta segunda-feira (7), o presidente-executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial), Edwal Portilho, o Tchequinho, marcou presença na abertura oficial da Tecnoshow Comigo, realizada em Rio Verde (GO). O evento, consolidado como uma das maiores feiras de tecnologia agropecuária do Centro-Oeste, reuniu autoridades, produtores rurais e empresários do setor.
Durante seu discurso, Portilho destacou a importância do Cerrado brasileiro para a segurança alimentar global, ressaltando a atuação sustentável dos produtores rurais da região. “A Tecnoshow expressa o esforço dos verdadeiros heróis do campo. Precisamos mostrar ao mundo que o Cerrado não é sinônimo de retrocesso ambiental, mas de desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Tchequinho afirmou o reconhecimento das boas práticas realizadas no bioma, como o plantio direto, a preservação das nascentes e a agricultura regenerativa. Segundo ele, 52,2% do Cerrado ainda está coberto por vegetação nativa — sendo 43% preservados pelos próprios produtores rurais. “Mais de 50% da soja brasileira vem do Cerrado. É hora de mostrar ao mundo que aqui se planta com responsabilidade ambiental”, completou.
Portilho também alertou para os três grandes desafios da atualidade: fome, pobreza e mudanças climáticas. E destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura, irrigação, transporte e tecnologia. “Precisamos reservar água no período das chuvas para o uso na seca, melhorar rodovias e ferrovias, e garantir sanidade vegetal e animal. Tudo isso exige recursos e transferência de tecnologia ao pequeno e médio produtor, como faz a Comigo”, pontuou.
A abertura da feira contou ainda com a assinatura de um protocolo de intenções entre o governador Ronaldo Caiado e a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo). O acordo prevê R$ 158 milhões, por meio do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), para obras de infraestrutura viária em Rio Verde, visando melhorar o escoamento da produção agrícola.
O presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, celebrou os 50 anos da cooperativa e o reconhecimento do cooperativismo como pilar do desenvolvimento regional. “Temos 12 mil associados em diversas cidades, gerando empregos, tecnologia e sustentabilidade”, afirmou.
O evento também contou com a participação de diversas autoridades, como o senador Vanderlan Cardoso, a deputada federal Marussa Boldrin, o vice-governador Daniel Vilela, prefeitos, representantes do Fórum Empresarial e lideranças do setor.
Comments