top of page

Resultados da busca

1494 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Enel Goiás está à venda

    28/04/2022 Chineses, espanhóis, português e dois grupos brasileiros estão de olho na movimentação da Enel Goiás. A estatal italiana contratou o banco de investimento do Itaú Unibanco Holding SA para assessorá-la nesta negociação. A Enel Goiás está há quase seis anos no Estado. Desde 2017, quando assumiu a Celg D, ela enfrenta desafios para conseguir efetuar melhorias no fornecimento de energia. A Enel Goiás é classificada entre as piores concessionárias do País. Ranking elaborado e divulgado pela Aneel mostra que a empresa teve o terceiro pior desempenho entre 29 companhias de grande porte avaliadas em 2021. O preço de venda pode chegar a US$ 2 bilhões de dólares (R$ 10 bilhões), incluindo as dívidas. A Enel pagou R$ 2,1 bilhões para adquirir a Celg-D dos antigos controladores, a Eletrobras e o Estado de Goiás, em um leilão de privatização em 2016. Entre as empresas interessadas em adquirir a Celg-D, que distribui energia no Estado de Goiás e atende 3,27 milhões de clientes, estão a CPFL Energia, controlada pela State Grid Corporation of China, a Neoenergia, controlada pela espanhola Iberdrola, e a EDP Brasil, da qual a portuguesa EDP é a maior acionista. Outras candidatas são as brasileiras Energisa e Equatorial Energia. O valor patrimonial da Celg-D gira em torno de R$ 5 bilhões.

  • Presidente da Adial ressalta importância do agronegócio para a economia de Goiás

    04/04/2022 O presidente da Adial, José Garrote, destacou a importância do agronegócio para a economia e o desenvolvimento de Goiás, durante discurso na abertura da 19ª Edição da TecnoShow Comigo, que acontece em Rio Verde. “Precisamos de crédito. Nada melhor que crédito depositado na mão de pessoas que têm capacidade de conduzir o capital e reverter em benefícios para sociedade. Investimentos na hora certa, no lugar certo, na mão certa”, declarou. José Garrote ainda complementou que é preciso agregar valor aos produtos brasileiros. “Queremos ser produtores apenas matéria- prima ou de produtos com um maior valor? E para isso precisamos de investidores e de crédito. Garrote representa a Adial e o Fórum Empresarial durante a TecnoShow, um dos eventos mais esperados pelo setor agropecuário. Após dois anos de interrupção em decorrência da pandemia, a feira realizada pela cooperativa Comigo traz nesta edição o tema “Produtores alimentam cidades”. A expectativa dos organizadores é receber mais de 115 mil visitantes, com previsão de um montante de R$ 3,4 bilhões em negócios.

  • Usinas geram cerca de cinco mil novos empregos para nova safra

    05/04/2022 Setor está entre os maiores empregadores em Goiás Para a próxima safra de cana-de-açúcar, que se iniciará nesta primeira quinzena de abril, as 37 usinas sucroenergéticas goianas estão gerando cerca de cinco mil novas vagas de emprego. O setor de produção de etanol, açúcar e bioeletricidade está entre os maiores empregadoras em Goiás. Ao todo são cerca de 50 mil empregos diretos e 250 mil indiretos. Porém, muitas vezes nem todas as vagas são preenchidas porque faltam pessoas com a qualificação necessária. Por isso, as usinas fazem sempre parcerias com o SENAI e SENAR em Goiás para mudar esse cenário. São ofertados todos os anos vários cursos técnicos para atender as demandas das empresas nas áreas administrativa, agrícola e industrial. Outro dado bastante relevante: de acordo com levantamento feito pelo Sifaeg e pelo Sifaçúcar, sindicatos que representam as usinas instaladas no estado, o setor paga 12,3 milhões diariamente em salários para colaboradores, encargos e pagamentos para parceiros agrícolas e fornecedores de cana. Investimentos e impostos “O setor sucroenergético sempre esteve entre os que mais investem em Goiás, gerando emprego e renda, praticando políticas sociais amplas e ajudando a promover o crescimento sustentável do interior goiano”, afirma o presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçúcar, André Rocha. Só na renovação de canaviais das usinas são investidos anualmente mais de R$ 2 bilhões. O executivo cita ainda que, de acordo com dados da Secretaria de Economia do Estado, as usinas goianas contribuem com R$ 1,7 bilhões/ano de impostos estaduais e Fundo Protege Goiás, ou seja, mais de 4,7 milhões diários. (Assessoria Sifaeg/Sifaçúcar)

  • Adial oferece serviços durante Feira de Empregos em Goiânia

    05/04/2022 A Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), por meio do projeto Adial Talentos, oferece vagas de emprego nas empresas que integram a entidade, durante a terceira edição da Feira de Empregos. O evento promovido pelo Governo de Goiás, acontece nesta terça (5) e quarta-feira (6), na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GOIÁS), em Goiânia. Segundo o coordenador da Adial Talentos, Alfredo Santana Rocha, os interessados podem procurar o estande e cadastrarem seus currículos na plataforma da Adial. Com isso, os inscritos terão acesso a vagas que sejam compatíveis com suas áreas de formação e experiências prévias. “Temos um banco de currículos disponível para as 137 empresas em todo o Estado. Fazemos a pré-seleção de acordo com o perfil de cada candidato e a vaga encontrada. Isso auxilia os interessados no emprego e as próprias empresas que já iniciam o processo seletivo com profissionais que apresentam os requisitos necessários”, explicou Alfredo. A Adial Talentos foi lançada em 2021 e desde então estima-se que pelo menos 355 vagas já foram preenchidas com o auxílio da plataforma.

  • AdialLog realiza reunião de estratégias jurídicas na próxima sexta-feira (8)

    06/04/2022 Acontece na próxima sexta-feira (8), às 9 horas, na sede da Adial, em Goiânia, a primeira reunião jurídica presencial desde o início da pandemia. O encontro tem como objetivo alinhar estratégias com foco na área trabalhista das principais empresas especializadas em operação logística de Goiás. O diretor-executivo da AdialLog, Eduardo Alves, acredita que o evento “Café Jurídico” será um importante momento de integração entre os advogados das empresas associadas. A expectativa é de que as reuniões sejam realizadas mensalmente ou de acordo com as demandas apresentadas.

  • Economia goiana se destaca no cenário nacional

    08/04/2022 A economia do Estado de Goiás a cada dia se destaca mais no cenário nacional. Um bom exemplo disso é a balança comercial positiva. De acordo com o Ministério da Economia, apenas no mês de março deste o ano, o Estado bateu o recorde de superávit de U$ 903 milhões. Esse número representa 46,31% superior se comparado ao mesmo período de 2021. Apenas em março de 2022, os goianos exportaram U$ 1.420 bilhão, gerando desenvolvimento socioeconômico para a nossa população. E os bons números são de todo o primeiro trimestre. Nos meses de janeiro, fevereiro e março o saldo positivo das exportações perante as importações mostram números otimistas. Neste período o saldo foi de 252% a mais se comparado ao mesmo período de 2021, mostrando a força dos empresários de Goiás. Isso representa que as exportações dos produtos goianos somaram U$ 3.064 bilhões, rendendo um saldo positivo de U$ 1.572 bilhão. A Adial se sente parte desta retomada da economia goiana! Parabéns a todos os envolvidos.

  • Adial visita complexo da Granol em Anápolis

    Conhecer de perto a produção de uma das mais importantes indústrias que processa produtos originários do agronegócio em Goiás. Essa foi a pauta da visita realizada pela Adial na Granol, em Anápolis. O diretor-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho, e o assessor-executivo, João Paulo Nogueira Oliveira, estiveram no local ao lado da secretária de Economia, Cristiane Schimidt e do secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga Filho. A Granol é uma empresa 100% brasileira dedicada à produção e comercialização de grãos, farelos, óleo vegetal, bem como a lecitina de soja e biodiesel para o mercado interno e externo. 11/04/2022

  • Créditos do FCO chegam aproximadamente R$ 145 bilhões

    Liberações vão criar 322 novos postos de trabalhos em Goiás O Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) deliberou na última semana R$ 144.821.806,06 em cartas consultas para setor agrícola e empresarial com a geração de 322 novos postos de trabalhos diretos em Goiás. As cartas consultas da área rural foram as mais presentes e somaram o valor de R$ 90.589.545,93, que corresponde a oitenta empréstimos distribuídos em diversos municípios goianos. Essas contratações de empréstimos são dedicadas à modernização do segmento, com aquisições de máquinas e equipamentos de ponta, bem como construções e ampliação do plantel. Nas aprovações se destacaram a formação de plantação de eucalipto , em uma área de 150,08 hectares em Santa Rita do Araguaia e o desenvolvimento a cultura canavieira, em uma área 203 hectares em Quirinópolis. Já no empresarial, foram aprovadas 22 cartas consultas que juntas são R$ 54.232.260,13. Esse investimento vai gerar empregos 270 vagas de emprego. Destas cartas, três sãos industriais, ao valor de R$ 16.036.730,96, com 51 novos postos de trabalho distribuídos em Itapuranga, Morrinhos e Quirinópolis. Segundo Presidente Executivo da Adial, Edwal Freitas Portilho, as aprovações foram dentro do esperado. “Algumas deliberações importantes ficaram para o próximo encontro”, afirma. Para a próxima pauta será discutido o aumento do teto de financiamento para produtores rurais para aquisição de matrizes bovinas e de máquinas, que hoje é R$ 1,5 milhão e o objetivo é aumentar para R$ 2,5 milhões, e aumento para agricultura para R$10 milhões, atualmente é de R$ 4 mi. O FCO é um fundo de crédito que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste e tem um orçamento anual de R$3 bilhões em cartas consultas, mediante a chegada ao Banco do Brasil. As cartas consultas aprovadas pelo Conselho são as superiores a R$ 500 mil. Conheça a Adial A Adial é uma associação de indústrias e operadoras logísticas fundada em 1995. Sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo seu principal objetivo é consolidar o parque industrial e as operações logísticas promovendo o desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás. Hoje conta com 137 empresas associadas. 08/04/2022

  • AdialLog realiza “Café Jurídico”

    08/04/2022 Assessores jurídicos de empresas de transporte e logística de Goiás, se reuniram hoje (8), na sede da Adial, em Goiânia, para mais uma edição do “Café Jurídico”. O evento foi promovido pela AdialLog, braço da Adial, que reúne as principais empresas especializadas em operação logística do Estado. O diretor-executivo da AdialLog, Eduardo Alves, falou sobre a importância da logística para a indústria e a necessidade dos encontros que têm como objetivo discutir ações que estão sendo executadas no dia a dia das associadas. “Nesta reunião abordamos questões trabalhistas e o excesso de peso nas rodovias, principalmente nas estradas de Minas Gerais”. A advogada e consultora jurídica trabalhista da Adial, Eliane de Platon, destacou o trabalho desenvolvido ao longo do tempo para agregar as empresas do setor. “Fazemos uma troca de experiências em busca do aprimoramento e das melhores práticas”. Ela afirmou que a reunião resulta em ações positivas na relação entre os empregados e empregadores e também na redução do passivo trabalhista. O evento fortalece o setor logístico e apresenta soluções para dificuldades encontradas pelos profissionais. O assessor jurídico da Araújo Abrão Advogados e Planning, André Abrão, avaliou o momento como de grande importância. “Recomendo que as empresas de transporte e logística participem da AdialLog. Tanto das reuniões da associadas como as reuniões do corpo jurídico que são muito proveitosas”.

  • Reunião do Fórum de Entidades Empresárias (FEE) debate atração de investimentos para Goiás

    11/04/2022 O presidente da Adial, José Garrote, o diretor-executivo, Edwal Portilho, o Tchequinho, e o assessor-executivo, João Paulo Nogueira Oliveira, participaram na manhã de hoje (11.4), da reunião mensal do Fórum das Entidades Empresariais do Estado de Goiás (FEE), que aconteceu na sede da ACIEG, em Goiânia. Os representantes da Adial, Fieg, Faeg, Fecomércio, Facieg, FCDL, Acieg e OCB-GO, se reuniram para alinhar o posicionamento das instituições diante de importantes pautas do setor produtivo, entre elas investimentos e o Fundo Constitucional Centro-Oeste (FCO), como o aumento do teto de recursos do FCO para contratação por produtores rurais. A expectativa é de que o pedido seja deliberado na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE). No encontro, foi apresentado ainda o andamento do grupo de trabalho formado para discutir taxas cartorárias e judiciais, além de discutidas propostas para intensificar o relacionamento empresarial com a Prefeitura de Goiânia e para realizar evento único do setor para sabatina e debate dos governadoriáveis de Goiás. Participaram presencialmente os presidentes Rubens Fileti (Acieg), Luís Alberto Pereira (OCB-GO) e Valdir Ribeiro (FCDL), os representantes da Faeg Ailton Vilela e Leonardo Machado. Os presidentes Marcelo Baiocchi (Fecomércio) e Ubiratan Lopes (Facieg) participaram do encontro de forma remota, via Zoom Cloud Meetings. *Com informações da Fieg

bottom of page